No ano em que o Sport Club Corinthians Paulista completa 110 de anos, a Nação Corinthiana é convidada para uma viagem no tempo, rumo às raízes do futebol brasileiro. A Nike apresenta nesta quinta (8) o terceiro uniforme para a temporada, em homenagem ao Corinthian-Casuals – o clube herdeiro daquele time considerado um dos responsáveis pela popularização do futebol mundial desde o século XX e indiscutível inspiração para a fundação do Timão.
HISTÓRIA – Antes de o mundo conhecer o jogo como é hoje e muito antes de pensarmos na possibilidade de o Brasil se tornar o país do futebol, surgiam entre os anos de 1882 e 83 duas grandes equipes amadoras na Inglaterra: o Corinthian e o Casuals. A equipe do Corinthian se dedicou a excursões para disseminar o futebol por onde passasse, sendo inclusive o primeiro time a jogar fora do seu país de origem. Em 1939, essas duas grandes equipes se fundiram, dando origem ao Corinthian-Casuals Football Club e trajando um icônico uniforme predominantemente marrom com detalhes em rosa. Mas não sem antes deixar um incrível legado em São Paulo.
No ano de 1910, cinco operários presenciaram a visita do Corinthian ao Brasil e decidiram fundar aquele que seria, 110 anos depois, um dos clubes mais populares do mundo: o Sport Club Corinthians Paulista. Um clube carregado por uma nação de torcedores. Uma nação de milhões que já passa em 3 vezes a população londrina.

“O Corinthians, sem dúvida, é um dos clubes mais famosos no mundo. Mas a história da sua origem precisava ser contada e conhecida pelos torcedores e pelos amantes do futebol”, explica Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Nike do Brasil. “Muito mais do que inspirar a fundação do Corinthians Paulista, a história do Corinthian-Casuals se encontra com a paixão do brasileiro pelo esporte”, finaliza o diretor.
DESIGN – Predominantemente marrom com detalhes em azul claro, o fator histórico é o que chama a atenção no novo manto. Com o escudo usado entre 1919 e 1939, a camisa registra uma grande cruz que percorre toda a peça, uma inspiração no tradicional desenho da bandeira da Inglaterra que simboliza São Jorge, o padroeiro do país. A gola careca segue a mesma tonalidade dos detalhes nas mangas.

Na parte interna da camisa, na altura da nuca, lê-se o lema “e duobus unum” – em latim, “O Melhor de Dois em Um” – que também está presente no escudo do Corinthian-Casuals e eterniza a união das duas equipes inglesas, ocorrida em 1939.
Assim como nas camisas 1 e 2, o desenho de um raio percorre a lateral da camisa, seguindo o design ajustado para maior elasticidade no corpo. Os detalhes em rosa, identidade visual eternizada pelo Casuals, são registrados no nome e número atrás da camisa. Os shorts acompanham o mesmo padrão, predominantemente marrom, com faixas em azul claro nas laterais, que se conectam com o design da camisa. Meiões marrons complementam o uniforme com a inscrição “Timão” na panturrilha.
CAMPANHA – O ensaio de fotos para a terceira camisa do Corinthians Paulista conta com a participação de Jamie Byatt, uma lenda do clube, que foi o primeiro jogador do Corinthian-Casuals a jogar também pelo S.C. Corinthians Paulista, na partida realizada em 2015 – além de um grupo de londrinos apaixonados pelo futebol. Esse encontro de atletas e torcedores prova que o amor ao clube não tem barreiras e conecta elementos históricos entre o time brasileiro e o britânico. A campanha tem como objetivo mostrar as raízes do futebol que se encontram no estádio do Corinthian-Casuals, o King George’s Field, localizado na periferia sudeste de Londres. As fotos refletem a paixão e cultura do Corinthians. Uma paixão que transcende fronteiras e eleva o clube como um dos principais ícones do futebol mundial na história, estilo e design.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – A camisa apresenta as mesmas tecnologias da camisa 1 e 2 desta temporada, também presentes nos uniformes dos principais clubes e seleções apoiadas pela marca globalmente, como Brasil, Holanda, Barcelona e Chelsea. A tecnologia Nike Fast Fit Vaporknit, uma versão evoluída do Aeroswift, traz um acabamento impermeável, reduzindo a aderência ao corpo, acelerando a evaporação do suor e evitando aquecimento excessivo do corpo do atleta. Para o desenvolvimento dessa tecnologia, foi feito um mapeamento das zonas onde os atletas mais transpiram e as tramas do tecido foram desenvolvidas de forma diferente em cada uma dessas áreas, de acordo com a necessidade.
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE – A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike e por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Desde 2010 a Nike desviou mais de 7,5 bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação.
Além do uniforme, a coleção inclui peças casuais como jaqueta, calças e camisetas. A coleção apresentada nesta quinta, 8 de outubro, está disponível em Nike.com.br, ShopTimão e na loja Poderoso Timão na Neo Química Arena. Em 10 de outubro, as peças também poderão ser encontradas na Centauro e na Netshoes. A partir do dia 12 de outubro, estará disponível para todo o mercado.


















