Em 1978, o ativista político e designer Gilbert Baker criou, tingiu e costurou à mão duas bandeiras com oito listras coloridas (rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para ser um símbolo positivo que uniria gay, lésbica e pessoas transgênero. Ele chamou de bandeira do orgulho e estreou naquele ano em São Francisco.
A comunidade adorou a bandeira. E os organizadores da Parada do Orgulho de São Francisco determinaram que seria um simbolo poderoso para cobrir todo o percurso do evento de 1979 com quatro cores de um lado da rua e quatro do outro.
Com 10 mil dólares e pedidos de 400 bandeiras feitas à mão, Baker foi trabalhar, mas a empresa de bandeira que ajudava a fazer as bandeiras não conseguia produzir tecido rosa suficiente, então ele teve que remover o rosa da bandeira. Para fazer uma divisão uniforme para o desfile, ele removeu a turquesa da bandeira. Quarenta anos depois, a bandeira de seis cores continua sendo o último símbolo global de unidade entre a comunidade LGBTQIA +.
Para celebrar o impacto de Baker e relembrar seu legado, a Nike fez uma parceria com o Gilbert Baker Estate, trabalhando lado a lado para criar a coleção BETRUE 2019. Pela primeira vez, o calçado, o vestuário e os acessórios apresentam a bandeira original de oito cores do ícone, bem como outros toques e símbolos de “Gilbert-y”.
A coleção Nike BETRUE 2019 está disponível em nike.com, SNKRS e em lojas selecionadas da Nike.













