Um nome é um paradigma da elegância parisiense, enquanto o outro ostenta a linha de tênis de basquete mais influente de todos os tempos, mas Dior e Jordan Brand têm mais em comum do que inicialmente aparenta. Com uma apreciação profunda e compartilhada da história da cultura footwear e do produto impulsionado pelo contexto e pela narrativa, parece estranhamente inevitável que as marcas se encontrassem um dia – e agora eles estão na coleção “Air Dior”. A ideia de Kim Jones – diretor de moda masculina da Dior, do Thibo Denis – principal designer de calçados da masculino da Dior e de Martin Lotti – VP de Design, a coleção é centrada em torno de um Air Jordan 1 e um Air Jordan 1 Low, que fornecem uma “colisão perfeita de autenticidade e luxo”, nas palavras de Lotti.
Além de seu amplo cachê cultural, o que manteve a Air Jordan 1 na vanguarda dos amantes de tênis e dos corações dos aficionados da moda desde 1985 foram suas linhas simples, materiais flexíveis e uma marca poderosa. Consequentemente, os AJ1 “Air Dior” são ambos construídos manualmente na Itália, feitos em uma mistura elegante de branco e cinza Dior que é construído com o mesmo couro de bezerro fino que os produtos de couro em linha da Dior.
Isso faz com que os tênis esportivos sejam apresentados como objetos do desejo burguês, assim como as bolsas da Dior – um reconhecimento direto da influência de longa data do esporte no estilo das pistas. A paleta de branco e cinza tem história com as duas marcas participantes; Denis observou que sua equipe desmontou um par original de 1985 do Air Jordan 1 “Neutral Grey” para inspiração de construção, com o objetivo de tornar sua opulenta recriação o mais fiel possível em forma ao original.
Do ponto de vista da marca, o padrão Dior dentro do Swoosh traz algo bem característico de detalhes co-criados, e se você remover a palmilha, você também encontrará um tema repetido gravado a laser no strobel em uma escala de 50 por cento. O logotipo AJ1 original de bola e asas do designer Peter Moore foi modificado para um tema “Air Dior” na gola e também aparece sob a sola esquerda translúcida do sneaker para acompanhar o gráfico Dior da sola direita. “Adoro misturar mundos e ideias diferentes – Jordan Brand e Dior são símbolos de excelência absoluta em seus campos”, diz Kim Jones. “Reuni-los nesta colaboração especial nos deu a oportunidade de apresentar algo empolgante com especial know-how de artesanato na fábrica da Dior na Itália, combinado com as proezas técnicas de Jordan”.
Essas versões majestosas do AJ1 são acompanhadas por uma coleção completa de roupas, com agasalhos e até mesmo opções de roupas tiradas dos arquivos das marcas Dior e Jordan. “A inspiração por trás [das roupas] vai direto para Michael Jordan, e o que ele estava vestindo dentro e fora da quadra”, afirmou Lotti. Embora os tons de branco, creme e cinza sejam proeminentes, outros tons esportivos como marinho rico e preto austero são misturados também. “Gosto do fato de estarmos fazendo algo extremamente inesperado em termos de roupas”, brinca Jones. “Essa coleção é muito sofisticada e moderna e usamos apenas tecidos luxuosos como seda e caxemira. Esta nova cápsula transcende o sportswear de uma forma inesperada através da arte da alfaiataria, o mais alto savoir-faire e refletindo perfeitamente os códigos Dior”.
Veja o processo por trás do produto nas fotos e vídeos exclusivos acima, estrelado por Lotti, Jones e Thibo com participações especiais dos membros da família Jordan Brand Travis Scott e Rui Hachimura.




















