ArteO Frame

Conheça a história do lendário fotógrafo Neil Leifer

Você tem que estar pronto para a sorte.

– Neil Leifer

Olá, pessoal! Neste primeiro editorial, quero compartilhar sobre uma das minhas maiores referências no mundo da fotografia.

No universo da fotografia esportiva, Neil Leifer é um nome que ressoa com força. Nascido em 1942, em Nova York, ele cresceu em uma comunidade difícil e de recursos limitados. A fotografia entrou em sua vida aos 13 anos, como uma atividade em um centro comunitário, parte de um programa que ajudava a manter os jovens fora das ruas. Como o próprio Leifer lembra:

Cresci no Lower East Side de Manhattan, um bairro pobre e complicado. Por lá, as crianças ou acabavam na prisão de Sing Sing ou procuravam uma chance de estudar gratuitamente em uma faculdade. Eles ofereciam atividades como dança, música e até fotografia. Eu adorava o basquete no ginásio, mas foi o clube de câmeras que mudou minha vida”.

Equipado com uma câmera emprestada e filmes doados, Leifer começou sua jornada fotografando os jogos dos New York Giants. Ainda adolescente, ele já vendia fotos para a revista Sports Illustrated, onde, aos 19 anos, emplacou sua primeira capa.

Sobre sua famosa frase, “Você tem que estar pronto para a sorte”, Neil explica:

Nunca conheci um bom fotógrafo esportivo que não tivesse um ego saudável. Quando falo sobre sorte, não estou sendo modesto. Na fotografia esportiva, sorte é essencial, mas o que separa os bons dos grandes é estar preparado para capturar o momento. Minha foto mais icônica, Muhammad Ali sobre Sonny Liston, aconteceu porque eu estava no lugar certo – e, claro, não perdi o momento. O fotógrafo ao lado, Herb Scharfman, estava na posição errada. Aliás, essa foi a única foto que ele conseguiu”.

Leifer sempre levou sua arte muito a sério. Era o primeiro a chegar ao estádio, garantindo que as baterias estivessem carregadas, as lentes limpas e o equipamento impecável. Assim, quando a sorte chegava, ele estava mais do que pronto para usá-la.

Com coragem e inovação, Leifer capturou momentos únicos, como o famoso nocaute de Muhammad Ali sobre Cleveland Williams, em Houston. Esta imagem é sua preferida e foi eleita pelo The Observer como a maior fotografia esportiva de todos os tempos.

Além do boxe e dos esportes americanos, Leifer expandiu suas lentes para os Jogos Olímpicos, cobrindo 16 edições (7 de inverno e 9 de verão), além de 4 Copas do Mundo.


Essa é uma postagem pensada por Diego Ruahn e publicado em parceria com a ¥AS 31.

Diego Ruahn
Fotógrafo | Diretor Audiovisual | Diretor Criativo | Diretor de Fotografia | Designer Gráfico | Editor de Vídeo | Editor de Conteúdo.

    More in:Arte

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0 %