Spike Lee foi nomeado como um dos cinco melhores diretores nomeados para Melhor Diretor no Academy Awards deste ano nessa terça (22). Notavelmente, “Infiltrado na Klan” é seu primeiro na categoria. Lee dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1983 e lançou filmes como “Faça a Coisa Certa”, “Irmãos de Sangue” e “Malcolm X”.
BlacKkKlansman, nome original, também recebeu indicações ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Adam Driver como Melhor Ator Coadjuvante. Lee ainda está para ganhar um Oscar em sua carreira, apesar de ter recebido um prêmio da Academia Honorário em 2016. Em entrevista para a GQ em 2018, ele deixou claro que ser esnobado no Oscar de 1990 significava que seu foco se afastou dos elogios individuais.
“Depois da Coisa Certa, eu disse: ‘É isso’. Você sabe?”, Disse Lee. “Isso não quer dizer que eu não tenha ficado feliz em receber o prêmio honorário, mas no que diz respeito ao Oscar, minha história sempre foi minha. Que filme ganhou o melhor filme de 1989? Dirigindo Miss Daisy. Dirigindo Miss filha da puta Daisy. Quem está assistindo esse filme agora?” A indicação de Lee faz dele o sexto diretor negro a ser indicado na categoria de Melhor Filme. O quinto foi Jordan Peele, indicado em 2018 para o “Corra”. John Singleton foi o primeiro candidato negro em 1991, com “Boyz n the Hood”. Ele foi seguido por Lee Daniels (Precious), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) e Barry Jenkins (Moonlight). O prêmio de Melhor Diretor do Oscar de 2019 também vai para um homem pelo 10º ano consecutivo, já que nenhuma mulher foi indicada ao prêmio.





