Tyler, The Creator, Dario Argento e mais estrelas celebram os 50 anos do trançado Intrecciato da Bottega Veneta
Para comemorar o cinquentenário de seu emblemático trançado de couro Intrecciato, a Bottega Veneta acaba de lançar a campanha global “Craft is Our Language” — um manifesto visual sobre artesanato, conexão e identidade.
Fotografada por Jack Davison e coreografada por Lenio Kaklea, a campanha aposta em retratos crus e gestos com as mãos para expressar os valores de intercâmbio e refinamento que definem o legado da maison italiana. O elenco? Um verdadeiro desfile de nomes de peso vindos da música, cinema, literatura, arte, moda e esporte — com direito a lendas, ícones cult e novos talentos.
Entre os destaques estão o multifacetado Tyler, The Creator, a escritora Zadie Smith, a atriz Julianne Moore, o maestro Lorenzo Viotti, o cineasta cult Dario Argento (diretor de Suspiria), a cantora Neneh Cherry, o produtor Jack Antonoff, a estrela do tênis Lorenzo Musetti, e até o idol I.N, do grupo Stray Kids. Cada um foi clicado com peças emblemáticas da Bottega — de bolsas e luvas em couro Intrecciato a roupas prêt-à-porter luxuosas e minimalistas.
A campanha não se limita às celebridades. Também participam artesãos da própria atelier da Bottega Veneta, os responsáveis por trançar manualmente as tiras de couro — chamadas de fettucce — no padrão Intrecciato, um processo que exige horas (e até dias) de trabalho manual preciso, com raízes nas tradições seculares da região do Vêneto, na Itália.
Para além do visual, a ação também revisita figuras-chave da história da marca. Como Edward Buchanan, ex-diretor criativo da Bottega entre 1995 e 2000 e responsável pela criação da primeira linha Ready-to-Wear da casa. E a atriz Lauren Hutton, que eternizou a clutch Intrecciato no filme Gigolô Americano (1980), levando o padrão ao imaginário pop.
A campanha “Craft is Our Language” não para por aqui: em setembro, ela se desdobra em um livro-arte com fotos inéditas e curadoria editorial, prometendo se tornar uma espécie de “dicionário” visual da linguagem estética e artesanal da Bottega.
E para quem acompanha os bastidores da alta moda, o momento marca também os primeiros sinais do que pode ser a visão da nova diretora criativa da casa, Louise Trotter. Recentemente, a atriz Vicky Krieps apareceu no Festival de Cannes usando um top estruturado em couro Intrecciato — um possível prenúncio do que está por vir no desfile de estreia da estilista em setembro, durante a Semana de Moda de Milão.
Seja nas passarelas, vitrines ou nas mãos de Tyler, The Creator, uma coisa é certa: o Intrecciato segue tecendo sua história — agora mais vivo, plural e conectado do que nunca.