
A nova coleção cápsula da Dior em colaboração com Lewis Hamilton mergulha em um universo onde o passado e o futuro da cultura negra se encontram: o afrofuturismo. A parceria entre a maison francesa e o campeão de Fórmula 1 foi anunciada no verão passado, com a primeira campanha indo ao ar em outubro de 2024. Agora, a nova fase da collab eleva ainda mais o diálogo entre moda, ancestralidade e inovação.
Inspirado por uma viagem profunda pelo continente africano — passando por Marrocos, Senegal, Moçambique, Benim e Madagascar — Hamilton compartilhou o impacto transformador dessa experiência:
Ouvi histórias incríveis que me fizeram imaginar o futuro da cultura negra. A forma como contamos essas histórias por meio da arte, da ciência e da filosofia é algo realmente especial. Ver essas ideias ganhando vida em cores e movimento foi o que me inspirou”.
A proposta afrofuturista da coleção se conecta a visões de um amanhã imaginado por criadores negros ao longo das últimas décadas — da ficção científica à estética que dominou parte do cinema, da música e da arte contemporânea.
Segundo a Dior, a cápsula “revela um lado alternativo à vida esportiva de Hamilton, algo mais pessoal”. A maison ainda destaca que a linha celebra performance, excelência e inovação, unindo o dinamismo das pistas à delicadeza do savoir-faire francês e internacional, com um olhar atento à sustentabilidade.
Entre os destaques da coleção está um tweed com estampa de leopardo, que aparece em bermudas amplas, camisas, jaquetas com capuz e até em um bomber. A padronagem representa, segundo a marca, “o ponto de encontro entre o afrofuturismo e a herança histórica da Dior”. O styling de Hamilton traz alfaiataria oversized, botas de pegada utilitária e bucket hats — um mix que ecoa tanto a sofisticação quanto o street.
“A moda é uma forma de autoexpressão e de abraçar todas as partes de quem você é. Ser autêntico ao seu estilo e comunicar isso por meio da roupa é algo poderoso,” diz Hamilton, que também será co-chair do Met Gala neste ano.
Essa coleção é sobre identidade, versatilidade e expressão.”
A coleção cápsula chega às lojas no dia 3 de julho.