DESTAQUEEntretenimentoO Frame

O Frame: Quentin Tarantino

Quando me perguntam se estudei cinema, digo: ‘não, eu fui ao cinema’.”

– Quentin Tarantino.

Salve Salve galera!! como foi nos últimos dois posts. Trago aqui um pouco da historia de mais uma das minhas referencias. Me tornei fã de Tarantino um pouco tarde, com o filme Django livre. após me encantar com essa arte, fui pesquisar mais sobre e assistir todas as suas obras. E consequentemente me apaixonar por cada uma delas.

Em 27 de março de 1963, na cidade de Knoxville, no Tennessee, nasceu Quentin Jerome Tarantino, filho do ator e músico Tony Tarantino e da enfermeira Connie MucHugh. Em 1966 Connie e Tony se mudaram com seu filho para Los Angeles, na Califórnia. E acredito que o fato de crescer em LA fez toda diferença na vida de Tarantino. Que era um menino comum: gostava de Homem-Aranha, do filme As Panteras, e de hambúrgueres. E odiava esportes. Mesmo pequeno, Tarantino tinha autorização de sua mãe para assistir filmes com conteúdo adulto, assistia de tudo!! Nascendo ali sua paixão por cinema.

Em 1973 Tarantino começa a sofrer umas sequência de traumas, que certamente mudaram sua maneira de ver a vida. Primeiro veio a separação de seus pais. E Connie, sua mãe, recebeu o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que acomete o sistema linfático. Diante ambas as tragédias, Tarantino foi destinado a viver com seus avós e voltar ao Tennessee. Porém, após poucos meses, ele voltou para a Califórnia.

Entre os 15 e 16 anos, o garoto decidiu abandonar o colégio que frequentava, em Los Angeles, para tornar-se lanterninha em um cinema pornô.  Sairia ai um diretor de filmes adultos? 😅 não não. Poucos meses se mudou de emprego, e seu contratado como balconista da Video Archives, uma locadora de filmes em Manhattan Beach, na Califórnia. Nesse emprego iria confirmar sua paixão pelo cinema. Trabalhando ali por cinco anos e seu conhecimento em cinema era tamanho que ele indicava bons filmes aos consumidores que iam até a loja. Quase uma netflix o garoto. 😅

Tarantino acredita que grande parte de sua criatividade tenha surgido pela quantidade de filmes a qual ele tinha acesso em seu local de trabalho.

Tarantino acredita que grande parte de sua criatividade tenha surgido pela quantidade de filmes a qual ele tinha acesso em seu local de trabalho.


Tarantino e sua mãe 

Alguns anos depois Tarantino iniciou sua carreira fazendo pontas em diversos filmes e também fazendo o Curso de Direção do Sundance Institute. Chegou a atuar em diversas séries da TV americana e escrever roteiros que se tornariam sucessos em Hollywood, como os de Amor à Queima-Roupa (1993), de Tony Scott, e Assassinos Por Natureza (1994), de Oliver Stone;

Depois desses belo início, Tarantino foi convencido em uma festa em Hollywood por Lawrence Bender a dirigir um filme. O resultado, Cães de Aluguel (1992), uma produção independente que foi co-produzida pelo ator Harvey Keitel, figura constante em seus filmes.


Tarantino em Cães de Aluguel 1992.

Logo em seguida, dirigiu um dos seus maiores sucessos, Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), que ressuscitou a carreira de John Travolta, deu novo impulso para Samuel L. Jackson e Uma Thurman e ainda rendeu a Tarantino sua primeira indicação ao Oscar, como melhor diretor. E acabou levando o Oscar de Melhor Roteiro Original. 

John Travolta, Samuel L. Jackson

Nesse período atuou em alguns filmes de destaque, como A Balada do Pistoleiro (1995) e Um Drink no Inferno (1996) e ainda dirigiu um dos episódios da comédia Grand Hotel (1995);

UMA THURMAN E TARANTINO DURANTE A GRAVAÇÃO DO FILME KILL BILL (FOTO: RAOUL LUOAR)

MUSICAL SEM SER MUSICAL – Quem já assistiu os filmes de Tarantino, sabe que a música é um elemento tratado com zelo em seus filmes, e não raramente cenas totalmente musicais são incorporadas a suas produções, promovendo momentos inesquecíveis.

Quem não se lembra da cena da dança entre os personagens de John Travolta e Uma Thurman em Pulp Fiction, ao som de “You Never Can Tell”, de Chuck Berry, ou adicionar Rap em um filme de faroeste. Hahahahha O próprio diretor fala sobre o uso da música em suas obras:

“Sempre adorei as cenas musicais em filmes, particularmente adoro quando os filmes não são musicais. Minhas cenas musicais favoritas sempre foram as de Godard, porque elas vêm do nada. É tão contagiante, tão simpático. E o fato de que não é um musical e ele para o filme para ter uma cena musical torna tudo mais doce”.


Em 2009, lançou um dos mais clássico! Bastardos Inglórios. Que rendeu o Oscar de melhor actor a Christoph Waltz, que pra mim e um dos vilões mais incríveis que já assistir.

Tarantino é um nome recorrente nas principais premiações de cinema. Seus filmes já concorreram a 24 vezes em categorias diferentes do Oscar e foram vencedores em cinco ocasiões. 

Pra fechar quero falar do meu preferido Django Livre. Sempre ouve um pedido da galera do cinema para Tarantino dirigir um filme do velho oeste. E quando ele anunciou que Django estava à caminho, veio junto uma grande ansiedade pra ver a perspectiva de Tarantino. E não deixou a desejar, Django e um filme incrível na máxima pegada de Tarantino. Grandes diálogos, brilhantes atuações, uma excelente trilha sonora e muita sangue🩸 hahaha

O filme recebeu cinco prêmios no Oscar de 2013, incluindo Melhor Filme. Christoph Waltz recebeu vários prêmios por sua atuação, levando seu segundo Oscar de melhor Ator Coadjuvante com direção de Tarantino, seu primeiro em Bastardo Inglórios. 

Isso é apenas um resumo, da brilhante carreira de Quentin Tarantino. Sem dúvidas um dos maiores diretores da história do cinema.


Deixo aqui um grande abraço e mais uma indicação; Meu podcast @DIZAÍCAST disponível no iTunes e Spotify. Lá gosto de bater um papo com amigos e com você que está escutando, através de algumas reflexões sobre a vida.

att, Diego Ruahn

Essa é uma postagem pensada por Diego Ruahn e publicado em parceria com a ¥AS 31.

Fonte :
Wikipedia, Adoro Cinema
Diego Ruahn
Fotógrafo | Diretor Audiovisual | Diretor Criativo | Diretor de Fotografia | Designer Gráfico | Editor de Vídeo | Editor de Conteúdo.

    More in:DESTAQUE

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0 %