À medida que se aproximam os Jogos Olímpicos de Paris 2024, não são os atletas que estão gerando manchetes e sim os elegantes uniformes da delegação da Mongólia.
Projetados pela marca Michel&Amazonka, com sede em Ulaanbaatar, os trajes de cerimônia de abertura e encerramento da Mongólia começaram a circular nas redes sociais na semana passada e rapidamente se tornaram virais por seus detalhes ultra-luxuosos.
Os uniformes são inspirados no deel, um traje tradicional mongol que se assemelha a um caftan com cinto e colarinho. A Michel&Amazonka referenciou a silhueta com coletes bordados usados sobre túnicas longas e calças. Bordados com fio dourado, os coletes trazem o símbolo nacional da Mongólia, o Soyombo, além da tocha olímpica e os anéis. Acabamentos e detalhes como botões homenageiam as cores da bandeira mongol.
A Michel&Amazonka criou até uma bolsa de cordão combinando — também detalhada com ricos bordados dourados — para acompanhar os trajes. Segundo a WWD, esta não é a primeira vez que Michel&Amazonka desenha para as Olimpíadas — a marca já havia criado os uniformes da Equipe Mongólia para as Olimpíadas de Verão de Tóquio 2020 e as Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022.
A Michel&Amazonka foi fundada em 2015 pelas irmãs Michel e Amazonka Choigaalaa. “As coleções expressam a essência da tradição e cultura mongol em uma luz contemporânea”, lê-se no site da marca. Atualmente, a empresa opera três lojas na capital da Mongólia, Ulaanbaatar.
Os uniformes da Ralph Lauren para a Equipe dos EUA e os trajes desenhados por Stéphane Ashpool para a França também geraram manchetes, mas o burburinho em torno dos uniformes da Mongólia superou o de qualquer outro país.
“Eles acabaram de vencer as Olimpíadas antes mesmo de começarem”, disse o criador de conteúdo de moda Ryan Yip sobre as criações da Michel&Amazonka. “O nível de detalhe é impressionante! Uma obra de arte!” comentou outro espectador na conta oficial do Instagram da marca.







