DESTAQUEEsporteModa

Nike e Corinthians contra o racismo com novas camisas

Em uma união que celebra o esporte, a cultura e o ativismo, o Corinthians e a Nike apresentaram suas novas camisas sob a campanha “Nossa história é uma página em preto”, que tem como foco o combate ao racismo. O design das camisas e a tipografia inspirada na diáspora africana são elementos centrais da iniciativa.

Estética Afrofuturista: As camisas apresentam uma tipografia única criada pela designer e diretora de arte Giulia Fagundes. Inspirada na rica simbologia dos Adinkras, de origem ganense, a fonte utilizada nos nomes e números dos jogadores reflete a cultura africana e dialoga com o afrofuturismo.

Educação Contra o Racismo: Em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, estão acontecendo sessões de letramento racial para os jogadores das categorias de base e profissional, tanto masculinas quanto femininas. Uma cartilha intitulada “Combatendo o Racismo no Futebol” também foi desenvolvida para orientar a torcida e está disponível no site da Nike.

Estreia das Camisas: O segundo uniforme foi utilizado pela primeira vez na partida contra o Fortaleza, no dia 4 de maio. Já a camisa principal será utilizada ao longo do Campeonato Brasileiro.

Jantar Preto: O clube e a Nike organizaram o “Jantar Preto”, um evento para celebrar a parceria com figuras de destaque da economia criativa negra. O evento contou com a presença da cantora Paula Lima e do jornalista Jairo Nascimento como mestres de cerimônia, além de apresentações da jogadora Carol Nogueira e do artista Jotape.

Compromisso Contínuo: “Esta campanha reafirma nosso compromisso histórico com a inclusão e o combate ao racismo, princípios que estão no coração do Corinthians desde sua fundação”, destacou Augusto Melo, presidente do Corinthians.

Estamos comprometidos em promover a igualdade e o respeito em todas as esferas, especialmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. Por isso, apoiamos organizações e pessoas para que se sintam empoderadas a lutar contra o racismo. Acreditamos que o futebol tem um papel fundamental nesse processo de mudança”, completou Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

A iniciativa “Nossa história é uma página em preto” representa um passo importante na luta contra o racismo no futebol e na sociedade brasileira como um todo. As novas camisas e as ações educativas promovidas pelo Corinthians e pela Nike são exemplos de como o esporte pode ser uma ferramenta para promover a inclusão e a diversidade.

Fonte :

More in:DESTAQUE

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %